segunda-feira, 23 de julho de 2012

Tipo ruim de pessoa

Acho que se tem um tipo ruim de pessoa é aquela que consegue fazer o mal, desestabilizar pessoas, famílias e ambientes de trabalho e ainda sair por cima como vítima de tudo isso.

Nesta minha última experiência (que já passou, graças a deus!), convivi com uma pessoa assim. É capaz de escolher alguém que se encontre só e ir apontando defeitos e, até mesmo, inventando outros. Até que desestabiliza a paz, traz discórdia, pensamentos e sentimentos ruins que poluem a energia do lugar atrapalhando, assim, até mesmo a convivência entre as outras pessoas. 

Mas essa pessoa também sabe muito falar de Deus! Aprendeu passagens da Bíblia (ou diz que sabe, mas na verdade não sabe) e adora jogar na cara das pessoas como elas não estão seguindo o Evangelho.

Minha dúvida, o que me incomoda lá no fundo, é saber quão intencional estas atitudes são. Será que faz tudo isso sabendo e esperando uma reação negativa da pessoa que está atacando, para ocasionar uma discussão, ou até uma briga? Faz isso pensando e querendo desestabilizar famílias e ambiente de trabalho? Tem consciência de que está inventando argumentos bíblicos para algo que a Bíblia diz o contrário? Quer mesmo afastar as pessoas? Tem a intenção de magoar?

Além de outras coisas, no entanto, é possível aprender uma coisa valiosa com essas pessoas. Muito mais do que você fala,o mais importante é como você fala. Falar um monte de invenção e mentira, mas com segurança e serenidade convence. Transparece sabedoria. Uma sabedoria vazia, é verdade, mas a primeira vista parece verdadeira. 

Ainda bem que para mim nunca pareceu verdadeiro que sou desestabilizada e mal resolvida. 

Um comentário:

Marcos Paulo Souza Caetano disse...

Às vezes não é errado, às vezes é bíblico mesmo.

Agora, não ter essa fé na bíblia desestrutura uma pessoa assim, afinal, ela não consegue lhe afetar de modo algum :)

É o poder do terror dentro da religião.

Mas, isso não isenta a pessoa, longe disso.

:)